IPO de Coimbra associa-se à campanha da Sociedade Portuguesa de Pneumologia

DMCancroPulmao_2018.pngAPAGUE O SEU CIGARRO E ACABE COM ESTE PESADELO”, é o slogan da campanha levada a cabo pela Comissão de Trabalho (CT) de Pneumologia Oncológica e da Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) no passado dia 1 de Agosto, dia em que se assinala o Dia Mundial do Cancro do Pulmão.

O cancro do pulmão representa 13% dos novos casos de cancro diagnosticados anualmente em Portugal, ocupando o quarto lugar em termos de incidência – com cerca de 4332 novos casos por ano – e o primeiro ao nível da mortalidade. O tabaco é o principal fator de risco para o cancro do pulmão, sendo responsável por cerca de 85 a 90% dos casos pelo que, no dia em que se assinala mundialmente esta doença, se torna fundamental apelar à cessação tabágica.

Em declarações à imprensa, Lourdes Barradas, coordenadora da CT de Pneumologia Oncológica da SPP e Diretora do Serviço de Pneumologia do IPO de Coimbra, referiu que “o fumo do tabaco é constituído por mais de 7000 compostos químicos e, destes, cerca de 50 são reconhecidamente carcinogénicos. A maior parte dos fumadores têm conhecimento sobre os riscos associados ao tabagismo mas continuam a fumar porque são dependentes de uma substância constituinte do tabaco que é a nicotina e que causa habituação”. De forma a combater este problema de saúde, a Dra. Lourdes Barradas referiu ainda ser primordial que “a nossa sociedade e os nossos governantes sejam envolvidos e os profissionais de saúde tenham uma atitude proativa atuando, por um lado, a nível da prevenção primária – através de campanhas de sensibilização para evitar a iniciação dos hábitos tabágicos nas idades mais jovens – e, por outro, na prevenção secundária incentivando os fumadores a deixar de fumar, facilitando o acesso às consultas de cessação tabágica”.