Sessão comemorativa do Dia Nacional do Cancro Digestivo

Cancro_Digestivo_2018 (7)O IPO de Coimbra, levou a efeito ontem, dia 30 de Setembro, no auditório da instituição uma sessão dirigida à população, cujo principal foco incidiu sobre a adoção de hábitos de vida saudável e o rastreio como principais instrumentos de prevenção do cancro digestivo.
Uma alimentação equilibrada e o exercício físico, bem como, a realização dos exames recomendados para a deteção precoce das patologias do foro digestivo, foram os temas abordados respetivamente, pela nutricionista Inês Zorrinho e pela médica Ana Teresa Cadime, Diretora do Serviço de Gastrenterologia.

A abordagem multidisciplinar do tratamento, desde sempre elemento caracterizador da metodologia de trabalho do IPO de Coimbra, esteve a cargo do médico oncologista, Nuno Bonito, coordenador do Grupo Multidisciplinar da Patologia do Digestivo, bem como, do painel de encerramento em que estiveram presentes médicos de todas as especialidades intervenientes.

Integrada na abordagem multidisciplinar, a comunicação da enfermeira estomaterapeuta Isabel Morais, transmitiu a importância da intervenção precoce ao doente com estoma, de forma a promover a sua qualidade vida.

A sessão contou ainda com os impressivos testemunhos de dois doentes que relataram a sua experiência e expressaram o seu reconhecimento pelo profissionalismo e humanização da prestação dos cuidados dos profissionais do IPO de Coimbra.