IPO de Coimbra em destaque no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism

JCEM_EndocDois elementos do Instituto Português de Oncologia de Coimbra, Raquel Martins do Serviço de Endocrinologia e Nuno Cunha do Serviço de Patologia Clínica, em colaboração com outros investigadores, nomeadamente do Instituto de tecnologia Química e Biológica António Xavier publicaram no The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, a revista de endocrinologia clínica com maior impacto a nível internacional, um artigo intitulado “Metabolomic urine profile: searching for new biomarkers of SDHx-associated pheochromocytomas and paragangliomas”.

Trata-se do resultado de um trabalho de investigação realizada nos três Institutos Portugueses de Oncologia, tendo o projeto sido apoiado pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Neste trabalho foi estudado, de forma pioneira, o perfil metabolómico da urina de 24h de doentes com feocromocitomas e paragangliomas e portadores de mutações associadas ao desenvolvimento destes tumores.

O estudo demonstrou que nos doentes portadores de mutações SDHx e afetados por paragangliomas e feocromocitomas, há uma diminuição global na excreção de vários metabolitos relacionados com a produção de energia a nível mitocondrial, com o metabolismo do piruvato e do aspartato.

Os achados são relevantes para compreender a patogénese destes tumores e para elucidar possíveis alvos para o desenvolvimento de novos marcadores tumorais que permitam melhorar o diagnóstico e vigilância destes doentes.