Rastreio ao Cancro da Cavidade Oral no IPO de Coimbra

Rastreio CCO 2019_09_18O IPO de Coimbra vai realizar no próximo dia 18, quarta-feira, Rastreio ao Cancro da Cavidade Oral.

O rastreio é aberto à população e é antecedido de inscrição, efetuada no próprio dia, das 9h às 14h, no Balcão de Atendimento localizado no 1º piso do Edifício do Ambulatório.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Grupo Multidisciplinar de Cabeça e Pescoço do IPO de Coimbra e do Grupo Nacional de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço, integrada na Campanha Europeia “The Make Sense Campaign” realizada pela European Head and Neck Society.

Refira-se que o cancro da cabeça e pescoço é o sétimo cancro mais comum a nível mundial.

Em Portugal, os carcinomas da cabeça e pescoço são a 4ª patologia com maior incidência em indivíduos do sexo masculino, se contarmos com as diferentes localizações (laringe, faringe, cavidade oral e nasofaringe). A doença mata 3 portugueses por dia e todos os anos se registam mais de 1.800 novos casos no país, sendo que 85% são fumadores ou ex-fumadores.

O rastreio e o diagnóstico precoce são por isso indispensáveis na luta contra a doença  uma vez que aumentam a probabilidade de cura.