Implementação do Projeto de Eficiência Energética no IPO de Coimbra

POSEUR_2019_11_29 03No âmbito do Projeto de Eficiência Energética, financiado pelo POSEUR, prevê-se a implementação de um conjunto de medidas tendo em vista a melhoria da classificação energética dos edifícios intervencionados.

O objetivo é que, com a implementação de todas as medidas, a classificação energética dos edifícios suba dois níveis, atingindo o nível B.

Uma das medidas previstas, o sistema de aproveitamento solar térmico, está atualmente em fase de concretização, com a empreitada a decorrer, sendo já visíveis os trabalhos em curso.

O sistema será constituído por painéis solares, depósitos de acumulação, redes de tubagem de interligação, eletrobombas, permutadores de calor, instalações elétricas e sistemas de controlo associados.

Nesta fase, está a ser efetuada a instalação de painéis solares no edifício das consultas e administração, correspondente a uma área de 432 metros quadrados.

Posteriormente, seguir-se-á o desenvolvimento da tubagem de interligação de todos esses painéis e o encaminhamento dessa tubagem até à localização dos depósitos de acumulação.

Esta medida em concreto, que se prevê fique concluída até final do ano, corresponde a um investimento de 244.944 € e permitirá a produção de água quente sanitária e o acesso a importante poupança ao nível do consumo energético.

POSEUR_2019_11_29 04