2º Curso de Gastrenterologia Oncológica

2oCGOO IPO de Coimbra vai realizar no próximo dia 6 de Maio o 2º Curso de Gastrenterologia Oncológica, destinado aos Médicos de Medicina Geral e Familiar da Região Centro, integrado numa iniciativa conjunta dos Serviços de Gastrenterologia dos três institutos de oncologia do país.
Este curso, que segue o mesmo formato da primeira edição realizada em 2015, decorrerá em simultâneo no IPO de Lisboa, no IPO do Porto e no IPO de Coimbra, com os mesmos temas dirigido aos médicos de medicina geral e familiar das respetivas regiões, circunstância que lhe confere natureza formativa de âmbito nacional.

O objetivo é estabelecer canais de comunicação que privilegiem o diálogo com os médicos de família divulgando as mais atuais recomendações sobre gastrenterologia oncológica e endoscopia digestiva.
Neste contexto, serão discutidos casos clínicos, com especial enfoque para a vigilância de lesões pré-malignas do esófago, estomâgo, colón e reto, bem como, para a avaliação do risco familiar dos cancros do estomâgo, colon e reto.
A colaboração do IPO de Coimbra na implementação pela ARS do rastreio do cancro do colon e reto de base populacional em 2009 na região centro, colaboração que continua a manter, será também uma experiência a partilhar, na convicção de que o diagnóstico precoce e o rastreio continuam a ser as principais armas contra a doença oncológica e ainda na perspetiva de que os médicos de medicina geral e familiar detêm um papel privilegiado na sensibilização das populações.
Esta iniciativa, que vai na segunda edição pretende, fundamentalmente, fomentar a colaboração entre o Serviço de Gastrenterologia do IPO de Coimbra e os médicos de medicina geral e familiar, contribuindo desta forma, para melhorar a prestação e continuidade de cuidados aos doentes do SNS.

Ver programa aqui.