Caracterização Institucional

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E. (IPOCFG, E.P.E.) é uma unidade hospitalar que integra a rede de prestação de cuidados de saúde do Serviço Nacional de Saúde e a plataforma de tipo A da rede de referenciação hospitalar de oncologia, o que lhe atribui responsabilidades de topo no diagnóstico e tratamento da doença oncológica em toda a Região Centro, com uma população estimada de dois milhões de habitantes.

A publicação do Decreto-Lei n.º 93/2005, de 7 de Junho, procedeu à transformação do estatuto jurídico da instituição que passou a revestir a natureza de entidade pública empresarial (E.P.E.), em substituição do anterior estatuto que lhe conferia a natureza de sociedade anónima (S.A.). O Decreto-Lei n.º 233/2005, de 29 de Dezembro, aprovou os correspondentes estatutos e efectivou aquela transformação a partir de 31 de Dezembro de 2005.

O IPOCFG, E.P.E. dispõe de uma lotação de 231 camas, na qual se inclui o “Hotel” para doentes, estrutura inovadora no panorama de prestação de cuidados de saúde em Portugal.

A posição de topo da instituição na cadeia de referenciação hospitalar em oncologia, confere-lhe uma assinalável concentração de diferenciados meios tecnológicos e humanos. Actualmente, conta com cerca de 900 colaboradores.