IPO COIMBRA | 3º CURSO DE GASTRENTEROLOGIA ONCOLÓGICA

3o Curso GastroO Serviço de Gastrenterologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra realizou no passado dia 19 de Maio o 3º Curso de Gastrenterologia Oncológica, destinado aos Médicos de Medicina Geral e Familiar da Região Centro, integrado numa iniciativa conjunta dos Serviços de Gastrenterologia dos três institutos de oncologia do país.
Este curso que se realizou pelo terceiro ano consecutivo, no IPO de Lisboa, no IPO do Porto e no IPO de Coimbra, com os mesmos temas permitiu aos Médicos de Medicina Geral e Familiar das respetivas regiões participarem numa ação formativa de âmbito nacional.
O objetivo foi estabelecer canais de comunicação que privilegiem o diálogo com os médicos de família divulgando as mais recentes recomendações sobre temas de gastrenterologia oncológica e endoscopia digestiva.
Neste contexto foram discutidos casos clínicos, com especial enfoque para a vigilância de lesões pré-malignas do esófago, estômago, cólon e reto, bem como para a avaliação do risco familiar dos cancros do estômago, cólon e reto. O aumento da incidência do cancro do pâncreas justificou também a sua inclusão no programa deste Curso.
A colaboração do Serviço de Gastrenterologia do IPO de Coimbra na implementação pela ARS do rastreio do cancro do cólon e reto de base populacional em 2009 na região centro, colaboração que continua a manter, foi uma experiência partilhada, na convicção de que o rastreio é a arma que permite diminuir a incidência e a mortalidade por este tipo de cancro e ainda na perspetiva de que os Médicos de Medicina Geral e Familiar detêm um papel fulcral na sensibilização da população.
Esta iniciativa pretendeu aproximar o Serviço de Gastrenterologia do IPO Coimbra e os Médicos de Medicina Geral e Familiar da região Centro promovendo a atualização de conhecimentos, o estabelecimento de percursos clínicos e recomendações, permitindo melhorar a articulação de cuidados e a racionalização de recursos.