IPO COIMBRA | Caminho dos Hospitais debate os Desafios da Cibersegurança

Caminho dos Hospitais Palestrantes

No dia 4 de dezembro, a 10.ª edição Caminho dos Hospitais passa pelo Instituto Português de Oncologia de Coimbra para debater “Os Desafios da Cibersegurança na Saúde”.
A sessão terá lugar pelas 11 horas no Auditório do IPO de Coimbra, contando com os seguintes oradores:

  • Carla Barbosa | Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
  • Henrique Martins | Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
  • Pedro Couceiro | Director do Serviço de Gestão dos Sistemas de Informação do IPO Coimbra
  • Teresa Magalhães | Coordenadora do Grupo de Trabalho da APAH para a Gestão da Informação em Saúde

A sessão será moderada por Helena Reis Marques, Administradora Hospitalar.

 

Os Desafios da Cibersegurança

A crescente utilização de meios tecnológicos na área da saúde permite disponibilizar informação aos cidadãos e profissionais de saúde em tempo útil, incrementando, no entanto, a sua exposição ao risco. Por outro lado, o atual nível de complexidade dos sistemas de informação e os riscos que lhes são inerentes, reclamam a criação e manutenção de meios que garantam a adequada segurança.

Recentemente, têm vindo a verificar-se um crescente número de incidentes de segurança, representando uma ameaça para o funcionamento das redes e dos sistemas de informação.
Neste contexto, é premente reforçar os mecanismos de proteção dos sistemas, particularmente para proteção dos dados de saúde e do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde. É crucial dotar todo o ecossistema de saúde dos meios, dos recursos técnicos e logísticos e das competências necessárias à melhor preservação dos meios tecnológicos ao serviço do cidadão, garantindo a proteção da informação e a preservação da qualidade dos Recursos que contribuem para a prestação contínua de cuidados de saúde.

A proteção, a vigilância e as avaliações de segurança de cada prestador de cuidados de saúde devem ser uma constante, quer para a minimização do risco de perda de dados, quer como garantia da qualidade dos serviços prestados.

Assim, nesta sua 10.ª edição, o Caminho dos Hospitais promove o debate “Os desafios da Cibersegurança na Saúde”, particularmente para os hospitais.

Mais informações aqui.