Missão, Visão e Valores

Missão

O IPOCFG, E.P.E., tem a missão de desenvolver acções nos domínios da prestação de cuidados de saúde, da prevenção primária e secundária, da investigação, da formação e ensino oncológicos, do rastreio oncológico, do registo oncológico e da colaboração na definição e acompanhamento de execução da política oncológica nacional, constituindo-se como uma instituição de referência para os cidadãos que serve e para os serviços de saúde.
No domínio da prestação de cuidados de saúde em oncologia, o IPOCFG, E.P.E., responde às necessidades da população da área de influência da Administração Regional de Saúde do Centro, sem prejuízo de corresponder ao direito de liberdade de escolha dos cidadãos de outras regiões e satisfazer a procura a nível nacional, nas áreas de prestação de cuidados de saúde em que detém exclusividade ou se torne necessário.
O IPOCFG, E.P.E. articula-se com os Institutos de Oncologia de Lisboa e Porto de Francisco Gentil, através da comissão coordenadora, que integra o grupo técnico de acompanhamento da política de saúde oncológica e do Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Oncológicas, criado nos termos do n.º 10 do Despacho n.º 19123 (2.ª série), do Ministro da Saúde, publicado no Diário da República de 2 de Setembro.

Visão

O IPOCFG, E.P.E., tem por objecto principal a prestação de cuidados de saúde em oncologia, designadamente aos beneficiários do Serviço Nacional de Saúde e aos beneficiários dos subsistemas de saúde, ou de entidades externas que contratualizem a prestação de cuidados de saúde, e a todos os cidadãos em geral.
O IPOCFG, E.P.E. tem também por objectivo participar na formação de profissionais de saúde, de acordo com a sua capacidade formativa, conceber e desenvolver projectos e programas de investigação, formação, ensino e rastreio oncológicos, organizar e publicar o registo oncológico regional, bem como dar contributos para a definição e acompanhamento da execução da política oncológica nacional.

Valores

A estrutura e a organização da actividade do IPOCFG, E.P.E. são definidas em função da dignidade humana e interesses dos utentes, numa perspectiva de promoção da saúde da comunidade e de satisfação das necessidades individuais de saúde.

No desenvolvimento da sua actividade, o IPOCFG, E.P.E. pauta-se pela prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis e oportunos, pela eficácia e eficiência técnica e económica, pela melhoria e actualização contínuas e pelo cumprimento dos compromissos assumidos nos contratos-programa.
No que respeita à gestão de recursos humanos, o IPOCFG, E.P.E. define a estrutura e organiza a actividade em função da promoção da qualificação profissional, científica e técnica dos trabalhadores, da cultura da excelência e do espírito de equipa.

Estatutos: Estatutos dos Hospitais E.P.E.